Dinheiro corresponde a multas aplicadas ao frigorífico JBS por problemas ligados ao meio ambiente de trabalho
Cuiabá – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) destinou R$ 670 mil para a reforma do quartel da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cáceres. O dinheiro corresponde a multas aplicadas ao frigorífico JBS por descumprir liminar que previa a regularização da jornada e a concessão de intervalos para descanso e pausas para recuperação térmica.
Desde sua construção, em 1962, o quartel nunca passou por uma reforma completa, só por reparos emergenciais. “É notória a situação de carência, e o Corpo de Bombeiros vem se mostrando um aliado na fiscalização de irregularidades trabalhistas em estabelecimentos industriais nessa região de Mato Grosso, além de socorrer vítimas de acidentes de trabalho. Essa destinação também concretiza o propósito das ações coletivas de reconstituir o bem lesado, sempre que possível, na própria comunidade", ressaltou o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, à frente do caso.
O Conselho Tutelar de Cáceres foi outra instituição beneficiado pela atuação do MPT contra o frigorífico JBS. A entidade receberá R$ 17,8 mil para conserto de um veículo de propriedade do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Mato Grosso e para aquisição de mobiliário da sala de atendimento, da cozinha, da recepção e da sala de reuniões. “A erradicação do trabalho infantil, sobretudo em relação às piores formas de trabalho infantil, é uma das prioridades do MPT e o Conselho Tutelar é parceiro nesta empreitada”, explicou Daroncho.
Fonte: www.pgt.mpt.gov.br