Evento contou com participação da procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva e do Procurador Rosivaldo Oliveira
Natal – Nos dias 6 e 7 de junho, o Conselho Estadual de Saúde (CES) promoveu a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), com o objetivo de propor diretrizes para a implantação de uma política estadual de saúde do trabalhador. Dentre os palestrantes, participaram a procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva e o diretor de Políticas da Saúde e Segurança Operacional do Ministério da Previdência Social, Marco Perez. O procurador do Trabalho Rosivaldo Oliveira, que participou das etapas anteriores ocorridas em regiões do estado, também esteve presente na conferência.
“É de extrema importância esse momento de debate, para que tenhamos profissionais conhecedores e comprometidos com a necessidade do trabalhador”, falou, na abertura do evento, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, que destacou ainda a atuação do Conselho Estadual de Saúde, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) em defesa do trabalhador.
Etapas regionais da conferência já foram realizadas durante o primeiro semestre deste ano, seguindo as normas do Documento Orientador do Ministério da Saúde. De acordo com Francisco Canindé dos Santos, presidente do CES-RN, a etapa estadual teve por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador, de forma a definir as propostas estaduais em relatório a ser compilado para a etapa nacional, juntamente com os relatórios dos demais estados da União.
Ao logo da conferência foram debatidos temas como o fortalecimento da participação dos trabalhadores nas ações de saúde do trabalhador, os reflexos do desenvolvimento socioeconômico na saúde do trabalhador e o financiamento da política estadual da saúde do trabalhador. No último dia de evento, houve a eleição dos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizado entre os dias 10 a 13 de novembro de 2014, em Brasília.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do RN
Fonte: www.pgt.mpt.gov.br