O serviço de emissão eletrônica de certidão trabalhista, no portal do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) foi remodelado. Agora o sistema está mais rápido e com um visual atualizado.
O novo sistema entrou no ar no último dia 22 de maio e dentre as melhorias destacam-se uma nova tecnologia, que deixa o serviço mais rápido, um layout mais amigável e um novo captcha (ferramenta contra robôs).
Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal, Hugo Luis Barros Pinho, a mudança foi pensada após sugestões recebidas na Ouvidoria do TRT. “Agradecemos as manifestações dos usuários que registraram suas queixas pela Ouvidoria, pois foi isso que possibilitou a identificação dos problemas e a mudança no serviço”, enfatizou Hugo.
A emissão de certidões trabalhistas é um serviço muito utilizado. Nos últimos seis anos, o portal do TRT mato-grossense registrou a emissão de cerca de 317 mil certidões. O novo sistema já emitiu, somente nos primeiros sete dias de funcionamento, mais de 1.600 certidões, com média de aproximadamente 230 por dia.
A consulta online é gratuita e abrange processos em tramitação na Justiça do Trabalho em Mato Grosso, tanto da primeira instância (varas do trabalho) quanto na segunda (Tribunal). Na geração da certidão, apenas é considerado o polo passivo das relações processuais originárias.