O Grupo Pedal TRT8, formado por 41 magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, realizou nesta segunda-feira (24), a entrega de capacetes aos terceirizados que atuam no Tribunal e vêm diariamente de bicicleta ao trabalho. Esta, que foi a primeira ação do Grupo, beneficiou nove trabalhadores das empresas Split Service e LG Serviços, e contou com a presença do Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha. O Grupo conta com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida do TRT8.
A iniciativa surgiu após os integrantes do Grupo Pedal TRT8 perceberem que os colegas das terceirizadas vinham de bicicleta ao trabalho e não utilizavam capacete, a partir daí se organizaram, dividiram o valor entre todos os integrantes do grupo e compraram os capacetes. Na ocasião, a Juíza do Trabalho Substituta Érika Bechara, coordenadora da Comissão de Qualidade de Vida e integrante do Pedal TRT8, afirmou que “é muito comum às vezes um pequeno acidente, claro que a gente não quer que aconteça, mas é nessa hora que a gente vê a importância de um item de segurança, por isso nos reunimos para conseguir os capacetes. Não saímos para as nossas pedaladas sem capacete e gostaríamos de passar essa mensagem da importância da segurança, seja no deslocamento para o trabalho ou para um passeio”.
Raimundo Monteiro, da Split Service, trabalha no Tribunal há dois anos e afirma que sempre utilizou a bicicleta como meio de transporte para se locomover ao trabalho, mesmo antes de trabalhar no Tribunal. Para ele, a entrega dos capacetes foi uma ação muito boa. “Achei boa essa ação para ajudar a gente com equipamento de segurança, que às vezes não temos condições de comprar, por que é caro e com certeza vai melhorar a nossa segurança”, afirmou.
De acordo com Viviane Tavares, da LG Serviços, que também recebeu o equipamento, no trânsito percebeu que hoje respeitam mais quem está de capacete. Trabalhando há seis anos no TRT8, Viviane utiliza a bicicleta não só para vir ao trabalho, mas para andar por toda a cidade. “Sempre gostei de andar de bicicleta, mas não sabia da importância do capacete, agora, com essa campanha, a gente ouve muito falar e vê que é realmente importante. Eu agradeço muito e me senti mais segura com o capacete”, finalizou.
Fonte: www.trt8.jus.br