Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

TST: Com quase 30% de abstenções, prova objetiva do 2º Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho foi realizada neste domingo (14). GEMT prevê nota de corte menor que 70 pontos.

15 de maio de 2023

Mais de 8,7 mil candidatas e candidatos realizaram a prova em todo o país.

14/5/2023 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, neste domingo (14/5), com a prova objetiva do 2º Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho. As provas foram aplicadas nas 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

O certame é destinado ao provimento de 300 cargos vagos de juíza ou juiz do Trabalho substituto (a) para atuarem nos TRTs e nas Varas do Trabalho do país. Para a aplicação da prova objetiva, a Comissão Executiva Nacional do concurso teve o apoio das comissões locais e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que presta os serviços técnicos especializados.

Das 12.173 pessoas aptas a realizar a prova, 8.739 estiveram presentes nos locais de prova. O percentual de ausências ficou em 28% (3.434 não compareceram).

Próximas etapas
Além da prova objetiva, os candidatos e as candidatas se submeterão a exames escritos, prova oral e avaliação de títulos. Acerca da divulgação dos gabaritos e recursos da prova objetiva, o edital prevê as seguintes etapas:

16 de maio - Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva:
17 e 18 de maio - Interposição de recursos contra a prova;
20 de junho - Realização da sessão de julgamento dos recursos;
22 de junho - Publicação do gabarito definitivo da prova objetiva.
Confira os editais publicados para mais informações.

Normalidade
A Comissão Executiva Nacional do concurso esteve reunida ao longo deste domingo, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, para acompanhar em tempo real a aplicação da prova. De acordo com o presidente da comissão, ministro do TST Hugo Carlos Scheuermann, a execução desta etapa ocorreu conforme o esperado e dentro da normalidade.

“Foi um trabalho de muitas pessoas e nos preparamos bastante, em nível nacional e regional, para que tudo ocorresse dentro da normalidade e estamos bem satisfeitos com o resultado”, disse. “Por ser uma prova aplicada simultaneamente em todas as regiões do país, havia uma preocupação sobre a logística, a coordenação simultânea dos horários e o correto andamento dos trabalhos", completou.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, esteve no tribunal para prestigiar o trabalho da comissão nacional e ressaltou a importância que o concurso tem para reforçar a prestação jurisdicional em toda Justiça do Trabalho, além do modelo nacional representar uma relevante economia de recursos públicos. “Esse formato de concurso capilarizado nacionalmente, sem dúvidas, é muito assertivo, pois permite uma economia de recursos financeiros, logísticos e de pessoal muito maior do que se fosse realizado separadamente por cada tribunal regional”, disse.

Dia das Mães
Advogada Maíra Maria Soares Shirasu segurando a filha no colo. A mulher usa óculos, cabelo amarrado e blusa xadrez. A bebê sorri e está com uma blusa azul. Além da prova objetiva, este domingo (14) também marcou o Dia das Mães. Diversas candidatas precisaram se ausentar da presença de filhas e filhos para realizar a prova, como é o caso da advogada Maíra Maria Soares Shirasu, em Campo Grande (MS), mãe da pequena Naomi Shirasu, de 5 meses. Com a possibilidade legal de dar o suporte alimentar para a filha durante a prova, ela pediu atendimento especial para usar a sala de amamentação.

"Estamos realizando a introdução alimentar, mas ela depende do aleitamento materno, pois não toma outro leite e nem mamadeira. Quando eu vi essa possibilidade no edital, vi a oportunidade de continuar a buscar o meu sonho”, explicou.

Acesse a página do Concurso Nacional Unificado da Justiça do Trabalho.

(Secom/TST)

Fonte: Portal do TST

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down