Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

TRT21:TRT RN divulga relatório do Plano de Logística Sustentável

8 de novembro de 2023

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) apresenta seu primeiro relatório semestral de acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (PLS), referente ao período de 01.01.2016 a 30.06.2016.
O PLS está estruturado em doze temas com treze tópicos, que abordam desde o consumo de materiais até a construção de imóveis. Para cada tema foram propostas ações, com prazos determinados para sua execução, destinadas ao atendimento de um objetivo. Seguem, abaixo, as ações relacionadas a cada tema, o nível de cumprimento do cronograma proposto no PLS e os resultados obtidos.

MATERIAL DE CONSUMO - PAPEL

OBJETIVO: Reduzir o consumo de papel

Papel é o material de consumo mais utilizado pelo TRT 21. Anualmente, esse consumo vem diminuindo, devido, principalmente, a implantação do Processo Judiciário Eletrônico " PJe, que teve seu início em 2013 e, atualmente, encontra-se implantado em todas as unidades do Tribunal - capital e interior.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016:

Reduzir em 1% o consumo de papel branco e reciclado.

Com essas ações propostas, obteve-se, nos seis primeiros meses, uma redução de 40,40% no consumo do papel utilizado no TRT da 21ª Região.

MATERIAL DE CONSUMO - COPOS DESCARTÁVEIS E GARRAFÕES DE ÁGUA

OBJETIVO: Reduzir o consumo de copos descartáveis

A primeira providência realizada pela comissão para tentar alcançar o objetivo de diminuir o consumo de copos descartáveis foi solicitar à administração do tribunal que emitisse um expediente, determinando que as unidades deveriam fazer o pedido desse material através de mensagem eletrônica, e-mail, para que a solicitação ficasse registrada no Almoxarifado e, assim, permitisse a identificação da unidade consumidora e ações específicas de sensibilização nos setores que mais consomem esse tipo de insumo.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016:

Reduzir em 10% o consumo copos descartáveis no TRT 21

Com essas ações propostas obteve-se, nos seis primeiros meses, uma redução de 71,32% no consumo dos copos descartáveis utilizados no TRT da 21ª Região.

IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS E EQUIPAMENTOS INSTALADOS

OBJETIVO: Evitar, sempre que possível, a impressão de documentos.

Com a implantação do processo judicial eletrônico em 100% das unidades judiciais do Tribunal, obteve-se, no primeiro semestre de 2016, uma redução de aproximadamente 40,40% na quantidade de impressões feitas pelo corpo funcional do Tribunal.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016 :

Reduzir em 10% a quantidade de documentos impressos

No primeiro semestre de 2016 houve uma redução aproximada de 40,40% na quantidade de documentos impressos no TRT 21. Salienta-se que a diminuição de impressões de documentos impacta diretamente na redução do uso de tonner, do papel, e da quantidade de impressoras necessárias.

ENÉRGIA ELÉTRICA

OBJETIVO: Promover o consumo racional de energia elétrica nas instalações do trt 21

Analisando o tema energia, nos anos de 2012 a 2015, observou-se um equilíbrio no consumo em Kwh, no entanto, o gasto financeiro aumentou muito no ano de 2015, sinalizando que o Tribunal precisava encontrar alguma maneira para minimizar esse problema.

Para tanto, foi feito um estudo demonstrando a relação do consumo de energia e o horário de funcionamento do Tribunal. Nesse estudo foi apresentado que, alterando o horário de funcionamento das 7h às 18h para 7h às 16h, haveria uma substancial redução da despesa com energia elétrica para o erário.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016 :

Reduzir em 1% o consumo de energia elétrica.

Manter o gasto com energia elétrica, descontada a inflação.

Com essas ações propostas e algumas já implementadas, obteve-se uma diminuição de 21,95% no consumo em Kwh e 22,47% no valor pago nas faturas de energia, o que equivale a uma redução de R$ R$ 156.876,24 (cento e cinquenta e seis mil oitocentos e setenta e seis reais e vinte e quatro centavos) em seis meses (janeiro a junho de 2016) de avaliação e monitoramento

ÁGUA E ESGOTO

OBJETIVO: Redução do consumo de água e esgoto

O TRT 21 sempre teve uma preocupação com o consumo da água e, no ano de 2008, criou o programa PURA TRT 21 - Programa de Utilização da Água e seu Reaproveitamento.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016 :

Manter o consumo de água utilizada pelo Tribunal.

Manter o gasto de água, descontada a inflação.

Com o monitoramento do consumo e do gasto com a água, obteve-se uma redução de 17,58% no volume de água consumida. No entanto, mesmo com a diminuição no consumo, percebe-se um aumento de 3,08% no valor gasto com a água, restando claro que o valor pago pela água sofreu reajuste de tarifa devido a inflação. Este resultado atende, até o momento, a meta.

GESTÃO DE RESÍDUOS

OBJETIVO: Fazer o descarte adequado dos resíduos recicláveis

Com a publicação da Resolução 201/2015 do CNJ e com a implantação do PLS - TRT 21 ficou determinado que todos os resíduos arrecadados pelo Tribunal deverão ser separados e pesados por material, ou seja, mensalmente registram-se quantos quilos de papel, suprimentos de impressão, plástico, vidro, metais, resíduos de informática, foram destinados para reciclagem, e quantos quilos de pilhas, resíduos de saúde e quantas lâmpadas foram encaminhados para descontaminação.

Resultado obtido

Atualmente, todo o material reciclável destinado a cooperativa é pesado e anotado em planilhas. Foi feita a coleta, descaracterização, descontaminação, transporte e destinação final de 4.000 lâmpadas estocadas há muito tempo na sede do TRT 21; Criou-se o ecoponto, localizado entre o bloco Administrativo e o átrio das Varas, projeto amplamente divulgado na 7ª semana do meio ambiente; Lançou-se o projeto "mini ecopontos" em cinco unidades do Tribunal. Com esse projeto foram removidas um total de 57 lixeiras desses setores (Seplan - 8 lixeiras, Gabinete do Desemb. Ricardo Espínola - 8 lixeiras; 5ª VT de Natal - 16 lixeiras; CEA - 9 lixeiras, e Gabinete da Presidência - 16 lixeiras.

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

OBJETIVO: Promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Atualmente, existem vários estudos apontando uma correlação positiva entre a satisfação do trabalhador e o aumento de sua produtividade. As avaliações feitas nas empresas onde os funcionários estão mais satisfeitos costumam apresentar maior eficácia em relação àquelas com funcionários menos satisfeitos.

Resultado obtido

Os resultados alcançados com as ações do tribunal serão aferidos no mês de outubro com a realização da pesquisa de clima organizacional - por meio de questionário disponibilizado na intranet -, que tem o objetivo de avaliar o grau de satisfação dos magistrados e servidores com o ambiente de trabalho.

TELEFONIA

OBJETIVO: Reduzir os gastos com serviços de telefonia e transmissão de dados.

O serviço de telefonia tem por finalidade proporcionar a comunicação interna e externa dos desembargadores, magistrados e servidores deste Tribunal, que no desempenho de suas funções institucionais, precisam manter contato com os demais setores, Varas do Trabalho, público externo, jurisdicionados, fornecedores de materiais e serviços, dentre outros, objetivando a continuidade e celeridade das atividades inerentes ao Órgão.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016 :

Reduzir em 1% o gasto do contrato de telefonia fixa, descontada a inflação

Manter o gasto do contrato de telefonia móvel, descontada a inflação

Com as ações propostas para esse tema, obteve-se uma diminuição de 17,49% no gasto do contrato com telefonia fixa. Porém, no gasto com o contrato de telefonia móvel percebe-se um aumento de 5,76% .

VIGILÂNCIA

OBJETIVO: Maior eficiência no gasto relacionado aos serviços de vigilância do TRT 21

O corte orçamentário sofrido pelo TRT 21, obrigou o Tribunal a tomar diversas medidas emergenciais. Uma delas, foi diminuir o gasto com contratos terceirizados. O contrato de vigilância sofreu, a partir de março de 2016, uma redução na quantidade de postos ocasionando a perda de dez vigilantes.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016

Manter o valor gasto do contrato, acompanhando o acordado em convenção coletiva.

Manter o valor inicial do posto, acrescendo apenas os percentuais de repactuação anual.

O PLS TRT 21 foi elaborado no ano de 2015, baseando-se no ano de 2014 para estipular as metas de 2015 a 2020 e para definir a linha de base dos indicadores.

No entanto, com o corte orçamentário houve, em março de 2016, uma diminuição de 6 postos de trabalho tendo uma redução no valor do contrato de vigilância que será contabilizado no relatório do final do ano.

LIMPEZA

OBJETIVO: Diminuir o impacto ambiental e econômico do consumo dos materiais e serviços relacionados aos procedimentos de limpeza do TRT da 21ª Região

Com o corte orçamentário sofrido deste ano, o Tribunal precisou tomar diversas medidas emergenciais e uma delas foi diminuir o gasto com os contratos terceirizados. O contrato de limpeza sofreu modificações e, com isso, reduziu-se um total de 32 postos de copeira para apenas 6 postos, assim como reduziu-se um total de 15 postos de jardineiros para apenas 6 postos.

Resultado obtido

Meta estipulada para 2016

Manter o valor inicial do contrato, acrescendo apenas os percentuais de repactuação anual, que serão decididos em convenção coletiva.

Manter o valor gasto com aquisição de material de limpeza, descontada a inflação.

COMBUSTÍVEL

OBJETIVO: Diminuir o impacto ambiental e econômico do consumo de combustíveis fósseis

A comissão gestora o PLS-TRT 21 sugeriu que uma das ações a serem desenvolvidas desse tema fosse o aumento no abastecimento com etanol nos carros do Tribunal, em detrimento do abastecimento nos carros com gasolina.

Resultado obtido

Meta para 2016 é:

Reduzir em 5% o consumo de gasolina;

Aumentar em 6% o consumo de etanol na frota do Tribunal , visando diminuir a poluição do meio ambiente;

Aumentar em 3% o consumo de diesel.

Com as ações propostas obteve-se, nos seis primeiros meses, uma diminuição de 7,39% no consumo de gasolina. Um aumento de 613,55% no consumo do etanol e uma diminuição de 30,56% no consumo de diesel.

Importante salientar que este grande aumento no consumo de etanol deve-se ao fato de que o abastecimento com álcool, no ano base de referência, era muito baixo, qualquer aumento no abastecimento desse combustível representaria uma grande diferença na meta.

VEÍCULOS

OBJETIVO: Promover a racionalização no uso do transporte e a redução do gasto com combustível

Nesse tema, a comissão do PLS - TRT 21 espera, com a definição de suas ações, conseguir um melhor planejamento na utilização da frota oficial do Tribunal, agrupando os deslocamentos por destinos similares. Com o alcance deste objetivo pretende-se, também, diminuir o gasto com combustível, principalmente os fósseis, diminuir a emissão do CO2 no meio ambiente e evitar uma depreciação e uma manutenção constante nos veículos.

Resultado obtido

Os resultados obtidos com essas ações serão apreciadas no relatório anual.

OBRAS

OBJETIVO: Adotar critérios de sustentabilidade nas obras, reformas e serviços de manutenção do TRT da 21ª Região

Resultado obtido

Quanto à contratação do fornecimento de mobiliário, em linhas gerais, houve cumprimento das etapas previstas, apesar de não ter havido expressiva aquisição de itens no período.

Quanto às manutenções prediais, no segundo semestre de 2015, foram iniciados os serviços relacionados ao novo contrato continuado de prestação de serviços de manutenção (Contrato TRT/CAd nº 011/2015). Como forma de aferir o resultado da implementação do novo plano de manutenção predial nas unidades do Tribunal foi definido um índice para apuração semestral do custo de deslocamento para a realização de intervenções de manutenção.

Nesse sentido, observou-se que, nos primeiros 6 (seis) meses, foi obtido um índice de R$1,24/km e, nos 6 (seis) meses subsequentes, o índice calculado foi de R$0,85/km. Isso correspondeu a uma redução no custo de deslocamento de manutenção (R$/km) da ordem de 30%, e atribui-se essa diminuição ao aperfeiçoamento das rotinas de manutenção predial com consequente abatimento das demandas corretivas.

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

OBJETIVO: Capacitar e sensibilizar magistrados e servidores em assuntos sobre responsabilidade socioambiental e sustentabilidade

As ações de sensibilização e de capacitação têm por objetivo propiciar a disseminação e a consolidação da cultura da sustentabilidade e da gestão socioambiental, através da construção e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores inerentes a tais temáticas junto aos magistrados, servidores e demais colaboradores do TRT da 21ª Região.

Resultado obtido

Participaram efetivamente do I Encontro de Responsabilidade Socioambiental um total de 132 servidores e 9 magistrados do TRT 21. O evento contou com a participação total de 170 pessoas.

Considerações Finais

Diante de todo o exposto, percebe-se que o Plano de Logística Sustentável do TRT 21, é uma ferramenta de gestão de suma importância para o alcance do objetivo estratégico do Tribunal de promover, ampliar e fortalecer a responsabilidade socioambiental.

Quanto ao desempenho do PLS neste primeiro semestre, observa-se que dos objetivos traçados para os 13 (treze) temas presentes no Plano de Logística Sustentável, vários estão sendo alcançados, alguns ainda não foram contabilizados por dependerem de medições anuais, e outros ainda não foram atingidos por fatores externos, como por exemplo, o corte orçamentário promovido pela União.

"Os resultados obtidos foram muito positivos porque magistrados e servidores abraçaram a ideia da Responsabilidade Socioambiental. Para continuarmos obtendo bons resultados positivos é importante que todos sigam utilizando os recursos de modo consciente e em busca sempre do modo mais sustentável", disse Yoanna Guerra, Chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental do TRT-RN.

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
[fluentform id="2"]
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2025 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down