Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

Depoimento

Márcia Padula Mucenic

Márcia Mucenic: “No mesmo momento em que minhas respostas começaram a ser publicadas, eu comecei a ser aprovada nas segundas fases”

*Aprovada no TRT/19, líder do Ranking GEMT Márcia Mucenic envia belo depoimento e segue no grupo como Juíza Colaboradora!

Olá, Davi!!!

Tudo bem? Faz tempo que não participo ativamente do GEMT e estou com muitas saudades, mas as exigências das inscrições definitivas e os preparativos para as provas orais me obrigaram a tanto. Todo esforço, no entanto, valeu a pena e agora, realizando um grande sonho, venho deixar o meu depoimento após a minha aprovação no concurso de juiz do trabalho do TRT19 – Alagoas. Inclusive, tomo posse essa sexta-feira.

A concretização de um sonho é um sentimentos indescritível! A felicidade que sinto neste momento, o sentimento de conquista, tornam todo o caminho, que antes parecia tão árduo, leve e colorido. Porque cada minuto de estudo, de medo, de cansaço e de esforço valeu muito a pena. Gostaria de deixar aos queridos colegas a certeza de que o que parece uma luta árdua agora será vista apenas como uma vitória em pouco tempo.

Muitas pessoas têm me perguntado desde então como é o meu método de estudo e o que me levou à aprovação. Eu não tenho a pretensão de ditar uma metodologia de estudo nem de direcionar o estudo de ninguém, mas os depoimentos dos juízes participantes do GEMT foram muito importantes para mim e, por isso, gostaria de deixar aqui algumas palavras.

O Davi sempre falou e eu concordo plenamente: existem diversas maneiras pelas quais podemos passar em um concurso público de tamanha dificuldade, mas o GEMT é um catalizador de forte potência, pois ele não só acelera o processo, como o torna mais fácil e prazeroso. Isso porque horas e horas de estudos não dão nenhum resultado se este estudo não for corretamente direcionado e o GEMT proporciona exatamente isso. Não só nos traz as questão mais atualizadas possíveis – que são as que caem nas provas (inúmeras foram as questões de provas que fiz após ter respondido questões iguais ou semelhantes nas rodadas ou nos intensivos) –, como nos permite treinar o modo de responder as questões discursivas.

Quando comecei a fazer as provas – e fiz quase todas este ano, pois é um treino absolutamente fundamental – estudava apenas para a primeira fase. Neste aspecto acredito que não haja outro jeito senão ler a lei pura e fazer o máximo possível de questões e de simulados, principalmente comentados. Mas fui aprovada na segunda primeira fase que fiz e não estava preparada para a segunda fase e, por isso, reprovei nas três primeiras segundas fases que prestei. Hoje eu vejo que o estudo deve ser realizado concomitantemente para as três primeiras fases, ficando o estudo para a prova objetiva concentrado apenas nos dois meses que antecedem o exame.

O estudo de segunda fase exige muita leitura de doutrina, dos informativos do STF, do STJ e do TST (a Dra. Roberta sempre me avisou, com muita propriedade, que as questões discursivas são daqui retiradas) e de todas as notícias publicadas diariamente no GEMT. Mas exige a participação ativa nas rodadas do GEMT. Eu já tinha lido muitos depoimentos neste sentido e comigo aconteceu a mesma coisa: no mesmo momento em que minhas respostas começaram a ser publicadas, eu comecei a ser aprovada nas segundas fases. Intensifiquei minha participação e fui aprovada cada vez com notas melhores.

Já a prova de sentença exige tão somente treino – e muito treino. Eu fiz quase todos os intensivos de sentença que tiveram este ano e participei do PCIS. Devo ter feito mais de 40 sentenças em 2012. Foi muito bom, pois além de aprender muito a metodologia da sentença e o conteúdo, tive a certeza de que a profissão que eu buscava é a minha vocação. A cada sentença que eu fazia eu pensava: é isso que eu quero fazer para o resto da vida!

A prova oral exige treino também, mas com a correria da inscrição definitiva e o entusiasmo da aprovação na terceira fase, sobra muito pouco tempo para o estudo. Por isso repasso o que me foi dito e com o que concordo plenamente. A chave para a aprovação é a humildade.

Por tudo isto é que eu venho, por meio deste depoimento, agradecer. Agradeço, primeiramente, ao Davi, que me proporcionou um estudo atualizado e direcionado, que me apoiou tanto nesta jornada e que tornou mais fácil e rápido a realização do meu sonho.

Agradeço aos juízes colaboradores e, em especial, à Dra. Roberta, que mais de perto me acompanhou. A Dra. Roberta tem um verdadeiro dom, pois nos mostra o caminho da forma mais carinhosa e técnica possível, nos mostrando os erros de forma respeitosa, mas, ao mesmo tempo, de sorte a nunca mais repetirmos os mesmos erros.

Agradeço a todos os colegas do GEMT, que com sua competência e inteligência elevadíssimas, e com o espírito de grupo que só o GEMT proporciona, elevaram meu conhecimento sobre as mais diversas matérias e me ensinaram coisas que eu nunca teria aprendido sozinha.

E agradeço à Ciça e à Hevelin que, com extrema dedicação, permitem que o complexo sistema do GEMT funcione com perfeição.

A minha conquista é a conquista de todos vocês. Muito obrigada!

Torço muito por todos vocês e desejo, do fundo do meu coração, que todos alcancem o sonho. Tenham certeza que ele chegará e, por isso, nunca desistam! A vitória é certa, apenas é uma questão de tempo. Estou sempre à disposição para o que precisarem

Um grande abraço a todos,

Márcia Mucenic

p.s. A Dra. Roberta fez uma lista dos livros que ela leu e este rol me ajudou muito! Não sou nem de perto tão organizada quanto ela, mas passei daqui a pouco a lista das leituras que fiz.

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down