Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

Depoimento

Saulo Marinho Mota

GEMT- Mesmo após sua primeira aprovação no TRT/14, você fez questão de continuar no GEMT. Por quê?

Saulo - O fato de ser aprovado em no concurso público para o cargo de Juiz do Trabalho sem dúvida é motivo de muita satisfação. É um sonho realizado!
Entretanto, não se pode esquecer que o Direito é, por natureza, uma ciência mutante, sendo imprescindível para os seus amantes acompanhar a sua evolução seja para ter sucesso em outros concursos ou mesmo para não se tornar um profissional desatualizado e distante do objetivo de fazer justiça social por meio da aplicação do direito.
Por tudo isso, sendo o GEMT um grupo de estudo que congrega pessoas de todo o Brasil e que sintetiza os mais diversos pontos de vista acerca das matérias jurídicas nele abordadas, não há como, mesmo após a aprovação do concurso que sempre persegui, "deixar o grupo de lado". Sem dúvida, o GEMT tem como principal característica o pluralismo doutrinário, que é salutar para o desenvolvimento dos concursandos, dos já aprovados e de todos aqueles que se dedicam ao estudo do Direito.

GEMT - Você acredita que o GEMT foi realmente importante em sua caminhada? Por quê?

Saulo - Sem dúvida que sim! Tive conhecimento do GEMT através do meu amigio e colega de profissão, o Juiz Ney Rocha. As questões debatidas no GEMT são as mais palpitantes do mundo jurídico, sendo certo que, não raro, repetem-se nas provas de concursos públicos trabalhistas. E mais! no meu caso, quando não gavia repetição direta de questões, sempre utilizei as respostas dos amigos e colegas do GEMT para dar um "plus" em minhas respostas, principalmente nas segundas fases. Fique certo, Davi, de que esta inesgotável fonte doutrinária que é o GEMT continuará sendo útil para outros misteres, como, por exemplo, na confecção de sentenças e, futuramente, quem sabe, em curso de mestrado e doutorado.

GEMT - Qual é a grande vantagem do grupo em sua opinião?

Saulo - Como dito antes, o caráter democrático e plural do grupo, além da liberdade para dizermos aquilo que pensamos, sendo possível confrontar as nossas idéias com as respostas brilhantes de outros integrantes do grupo.

GEMT - O que espera da magistratura, agora de volta à terra natal?

Saulo - Quando fui aprovado para o TRT da 14ª Região você já pode imaginar a euforia que foi. Mas agora, de volta à "terrinha", posso resumir o que sinto na seguinte frase: "Vou fazer o que mais gosto, no lugar onde mais gosto, ao lado das pessoas que mais gosto, revendo os antigos amigos que foram meus colegas quando fui Servidor da oitava região". Certamente, espero, nessa nova fase, poder continuar servindo a sociedade, sempre em busca da preservação dos princípios maiores do direito do trabalho, qual seja, o princípio tuitivo e da busca pela justiça social plena, conforme determina a Constituição da República. Sem dúvida, a Justiça do Trabalho e seus Magistrados são um dos últimos redutos de busca pela efetivação dos direitos sociais e materialização substancial da verdadeira democracia, suplantando os paradigmas da velha democracia nominal, que insiste em perseguir a nossa sociedade.

GEMT - Quais conselhos você dá para os concursandos que ainda não obtiveram aprovação?

Saulo - Primeiro conselho: desistir JAMAIS!
Segundo conselho: Estudar, sempre ouvindo opiniões diferentes e outros pontos de vista, o que é muito bem feito dentro do GEMT.
Terceiro conselho: Estudar praticando exercícios, como resolução de questões de segunda e terceira fases, principalmente em grupo com os amigos, presencialmente, e virtualmente, com este imenso grupo que é o GEMT
Quarto conselho: Por fim, disciplina. Grade de estudo pré definida. Não interessa quanto tempo do dia sobra para você estudar, o que interessa é que este tempo seja seu, só seu! devendo sempre haver equilíbrio entre o horário de estudo, trabalho, lazer e para a família. Espero ter contribuído e continuo à disposição do grupo para contribuir muito mais! Abraços!

Saulo envia agradecimento especial ao Juiz Ney Rocha

Saulo Mota escreveu

Caro Davi, após a ter sido aprovado no TRT 14ª Região, TRT 8ª Região e estar na prova oral do TRT 16ª Região, não poderia deixar de agradecer ao GEMT pela enorme contribuição para o alcance dessas vitórias. Sem dúvida alguma, todos os integrantes do grupo fazem parte desse sucesso.

Entretanto, dentre os diversos membros do grupo, uma pessoa, em especial, merece destaque de minha parte.

Falo do não apenas colega de profissão, mas do amigo Ney Rocha. Sempre atento e disponível o amigo Ney Rocha ajudou-me muito, mas muito mesmo nessa caminhada. Exemplifico:

Primeiro: Indicou-me para o GEMT, o que foi fundamental.
Segundo: Quando trabalhávamos juntos como Servidores da Justiça do Trabalho da 8ª Região, discutíamos muito as questões postas no GEMT, o que contribuiu demais para o nosso sucesso nos concursos.
Terceiro: Sempre esteve pronto a ajudar no que fosse preciso. É um verdadeiro amigo.
Quarto: Na prova oral de Rondônia, treinou-me de tal forma que a tão temida prova oral não foi aquele bicho papão todo.

É bem verdade que muitos outros amigos me ajudaram muito. Mas o Ney, em especial, dentre os membros do grupo, merece tal referência.

Enfim, só tenho a agradecer ao GEMT e, em especial ao amigo Ney Rocha. Sucesso a todos.

Saulo Mota, feliz da vida voltando pra casa.

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down