Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

Depoimento

Sther Schettino

Aprovada no TRT/15, carioca Sther Schettino dá lição de humildade e de reconhecimento e afirma: “Superar a si mesmo requer humildade e mudança. Sair da nossa zona de conforto, por vezes, é dolorido, mas crescer é, quase sempre, sofrido e, mesmo assim, é preciso crescer”.

* “Foi aí que entrei no GEMT e percebi, de plano, que o grupo encurtaria meus caminhos. Observei que muitas questões discutidas aqui não estavam em livro e em caderno algum. Passei a anotar todos os conceitos chaves retirados das rodadas, todos os debates mais atuais. Levava tudo para a prova discursiva. Revia tudo na véspera da prova”, diz nova Juíza do Trabalho.

** “Eu quase nunca conseguia uma nota seis no PCIS, mas, hoje, vejo como isso foi importante. Percebi que os professores do GEMT queriam o melhor que eu podia dar. Eles foram exigentes sim, mas isso fez com que eu sempre buscasse fazer melhor e melhor. O PCIS nivela por cima!” declarou.

Sther escreveu:

Queridos companheiros de caminhada, com muito carinho escrevo o meu depoimento. Saibam que se as palavras aqui escritas puderem tocar e animar o coração de pelo menos uma pessoa, já terei cumprido meu propósito.

É que só sabe mesmo as dores e as alegrias dessa caminhada quem por ela passa. Eu era servidora estadual aqui no Rio de Janeiro. Ocupava um cargo bem distante da magistratura do trabalho quando, há cerca de três anos, eu “recebi o chamado”. A carreira me escolheu, não fui eu quem escolheu a magistratura. Aos poucos, as dúvidas foram se dissipando e eu tomei a tão importante decisão: seria juíza do trabalho. Primeira lição que aprendi: é preciso decidir com todo o seu coração! Se você decidir, verdadeiramente, qual o caminho seguir, será bem mais difícil desistir no meio da caminhada!

Comecei a fazer as provas e aprendi a segunda lição: o maior desafio seria superar a mim mesma! Eu tinha uma dificuldade muito grande com a primeira fase e resolvi traçar uma nova estratégia depois de ouvir o conselho de um colega que passava em todas as fases objetivas. Aprendi novamente. Terceira lição: superar a si mesmo requer humildade e mudança. Sair da nossa zona de conforto, por vezes, é dolorido, mas, crescer é, quase sempre, sofrido e, mesmo assim, é preciso crescer. Comecei a fazer e refazer provas anteriores, observar que algumas questões e alguns temas se repetiam. Eu me rendi à leitura da lei seca, das súmulas e das OJ’S. Fiz meus resumos de pontos principais para ler na véspera. Pronto! Passei em meses para a segunda fase.

Foi aí que entrei no GEMT e percebi, de plano, que o grupo encurtaria meus caminhos. Observei que muitas questões discutidas aqui não estavam em livro e em caderno algum. Passei a anotar todos os conceitos chaves retirados das rodadas, todos os debates mais atuais. Levava tudo para a prova discursiva. Revia tudo na véspera da prova.

Após não terminar, por duas vezes, uma prova discursiva, percebi que a objetividade e o controle do tempo eram pontos a serem melhorados. Eu mudei minha postura diante da segunda fase. A aprovação chegou. Fiz apenas quatro provas de segunda fase. Passei nas duas que consegui terminar. Aprendi a quarta lição: a aprovação requer crescimento, maturidade, requer o acúmulo de aprendizados que serão essenciais para sermos pessoas melhores e magistrados dignos de atuar numa Justiça tão social e tão humana quanto à Justiça do Trabalho.

Em relação à sentença, fiz o PCIS por cerca de um ano e meio. Quando comecei, pensei que nunca conseguiria fazer e terminar uma sentença. Achei dificílimo, uma missão quase impossível, mas, aprendi que sentença é treino, paciência e doação. Tenho muito a agradecer a todos os professores que corrigiram minhas sentenças! Eu quase nunca conseguia uma nota seis, mas, hoje, vejo como isso foi importante. Percebi que os professores do GEMT queriam o melhor que eu podia dar. Eles foram exigentes sim, mas isso fez com que eu sempre buscasse fazer melhor e melhor. O PCIS nivela por cima! Nas vésperas das sentenças do TRT18 e do TRT15 minhas sentenças foram extremamente retocadas pelos professores, mas tirei 5,17 em Goiania e 6,33 em Campinas. Entendi o recado: eu estava no caminho certo e a exigência por parte dos professores fazia com que a minha melhora fosse gradativa!

Para não me alongar muito, quero dizer a cada um de vocês, que faz parte deste grupo, que não existe fórmula mágica. Que eu nunca segui projetos que não foram feitos para mim, mas que o caminho pode ser abreviado com as estratégias certas. O GEMT foi uma dessas estratégias.

Por último: nunca desistam dos sonhos de vocês! Encarem essa jornada como uma OPORTUNIDADE de crescimento, de melhoramento, como um exercício espiritual, não apenas como a busca por um cargo. Jamais deixem que alguém ou que alguma situação façam vocês acreditarem que não conseguirão. A aprovação é possível e eu estou aqui hoje para dizer isso a vocês!

Caminhem sempre com amor e com ALEGRIA! Sei que o caminho é cheio de incertezas e de inseguranças e que as reprovações, por vezes, minam nossa estima, mas, acreditem, aprender a lidar com todas essas situações e prosseguir também faz parte da preparação!

Tentem descobrir a alegria do caminhar! Quando estiverem cansados, não desistam! Como me disse uma amiga: “a caminhada cansa mesmo e se você está cansado é porque já caminhou demais”! Portanto, não é hora de desistir! Não agora!

Tenham FÉ! Fé na vida, fé em vocês, fé nos seus sonhos, fé no futuro e, principalmente, fé em Deus. Nada é impossível ao que crê! NADA!!

Obrigada a cada um de vocês! Obrigada a cada amigo que segurou na minha mão nos momentos de desânimo! Obrigada a Deus pela oportunidade de ser juíza do trabalho nesse país que tanto precisa de distribuição de igualdade e de justiça! Obrigada pelas mensagens de ânimo deixadas por cada colega deste grupo! Elas revigoraram as minhas forças! Obrigada por cada debate neste grupo maravilhoso! Obrigada por cada aprendizado!

Ah, a quinta lição foi a seguinte: em tudo na vida, não apenas em matéria de concurso, somos mais fortes quando caminhamos juntos!

Obrigada Davi, Ciça, Hevelin! Obrigada a cada professor do GEMT! Obrigada a todos!

Força amigos! Todas as aparentes derrotas estão nos preparando para a vitória!

Fiquem com Deus! E que Deus nos permita aprender sempre e melhorar sempre! Porque a aprovação não é o fim da estrada. Para mim, é apenas o começo dela!

Sther Schettino.

Rio de Janeiro-RJ, 09 de outubro de 2013.

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2025 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down