Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

Depoimento

Virgilio Bassanelli

Aprovado no TRT/MG, Virgilio Bassanelli (São Paulo/SP) envia belo depoimento ao GEMT e afirma: Logo no começo, já tomei muito gosto pelas rodadas, pela qualidade das respostas publicadas. Recordo-me de ter aprendido muito com pessoas que sequer conheço, lendo rodadas até mesmo anteriores ao meu ingresso no GEMT. Também procurei participar ao máximo, dentro do possível. Isso me ajudou bastante!!!

Virgílio escreveu:

Tudo bem, Davi?!

Como já anunciado no site da família GEMT, finalmente atingi meu objetivo. Após alguns anos de bastante estudo e muitas privações, o resultado chegou, fui aprovado no concurso de MG, tomarei posse no próximo dia 14!!

Portanto, após ler muitos depoimentos que me serviram de inspiração, chegou a hora de contar um pouquinho da minha trajetória. Tentarei ser breve, mas, também, útil, contando a minha história e apontando o que entendo não ter sido o melhor caminho.

Minha guinada para a área trabalhista ocorreu em 2009, quando fui nomeado para o cargo de Analista Judiciário, concurso prestado em 2008. Naquele ano, fiz um curso anual juntamente com a “´pós-gradução” de cursinho e passei a tomar um pouco de conhecimento dessa seara jurídica. Acabei tomando muito gosto...

Sempre tive certa facilidade com a 1ª fase. Além de me dedicar bastante a ela, ouvi, certa vez, um depoimento de um ex-membro do GEMT que dizia nunca ter perdido nessa etapa e que recomendava que essa condição fosse buscada por todos os concurseiros. Segui, dentro do possível, o conselho: dos 16 concursos que fiz em menos de 2 anos, só perdi na primeira etapa uma vez. Nessa etapa do certame, minha preparação se concentrava na leitura da legislação, muito treino com provas já realizadas e algum ou outro resumo, principalmente de Penal e Internacional.

Na preparação para a 2ª etapa me concentrei, inicialmente, bastante no GEMT, passando a conciliar com alguns complementos, posteriormente. Descobri o site por acaso, “fuçando” no Google. Procurei conhecer a proposta, a qual me interessou bastante, e acabei por ingressar no grupo imediatamente, no ano de 2011. Logo no começo, já tomei muito gosto pelas rodadas, pela qualidade das respostas publicadas. Recordo-me de ter aprendido muito com pessoas que sequer conheço, lendo rodadas até mesmo anteriores ao meu ingresso no GEMT. Também procurei participar ao máximo, dentro do possível. Isso me ajudou bastante!!!

Bem, mas neste momento, aproveito para fazer um pitaco, sem a pretensão de ditar o melhor caminho, mas com o objetivo de poder ajudar de alguma forma: é claro que é muito satisfatório superar a primeira etapa do concurso. Mas hoje estou cada vez mais convicto que o ideal é buscar equilíbrio nos estudos!! No meu caso, a preparação inicial se concentrou nas primeiras duas etapas, considerando que trabalhava em um gabinete e acreditava que teria maior facilidade na sentença. Contudo, essa crença começou a se desconstituir ao chegar na 3ª etapa logo no meu primeiro concurso. Resultado: perdi!! Não deu tempo para me preparar em 2 ou 3 meses... Pior: depois disso ainda passei por uma maré de reprovações em 2ª fase...

E aqui fica mais uma registro: o treino precisa ser não apenas de conhecimento, de profundidade, mas também de simulação de prova, de temais corriqueiros. Quem apenas digita respostas e/ou sentenças, sofre na prova, a mão não aguenta, se atrapalha com o tempo, não consegue condensar as respostas...

Bom, com relação à sentença, fiz meu primeiro intensivo para a prova do TRT-02, que foi muito proveitoso, e passei a fazer o PCIS em seguida. Ambos muito recomendados!!! Os corretores são super rigorosos, dentro do que se espera na “vida real”, principalmente com os concursos cada vez mais disputados.

A preparação é árdua, mas a satisfação da aprovação é imensa, indescritível. Os obstáculos não serão pequenos, mas plenamente superáveis, só depende do esforço de cada um e quando o objetivo for alcançado, tudo será recompensado e parecerá pequeno, frente à conquista. Quanto menos tempo se perde lamentando uma reprovação (o que é duro eu sei), mais rápido se atinge o objetivo final!!! Do que ficou para mim só posso recomendar que se busque o equilíbrio e procure aprender com o erro dos outros, para que possa se poupar de revezes pessoais.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que contribuíram com a minha empreitada, amigos já de algum tempo e alguns recentes (desculpando-me por eventual esquecimento): Caue, Paulo Aseredo, Pedro Passarelli, Janaína Carneiro, Ricardo Calcini, Fernando Rosetto, Edson, Ulisses Taveira, Thiago Duarte, Fernando Meschiatti, Jéssica Pascoal, Adriana Capriotti, Caroline Profício, Fábio Travain, professor Max, Marcos Scalércio, Rafael Martins, Patrícia Franco, Camila Pinheiro, Rodrigo Calbucci, Adauto Cardoso, Ricardo Varea, Ricardo Jardim, Rafael Bico, Carla Bico, Carlos Arthur, Iuri, André Chaves, Patrícia Vieira, bem como ao pessoal do GEMT: Davi, Ciça, Helen, Luciano Brisola, Roberta, Maria Lúcia, Alexandre Barros etc.

Estou à disposição, pessoal, caso possa ser útil!!

Boa sorte a todos!!

Abraço,

Virgilio Bassanelli

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down