Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

Depoimento

WASHINGTON TEIXEIRA

Em um dos mais sinceros e belos depoimentos da história do GEMT, WASHINGTON TEIXEIRA (GOIÂNIA/GO) afirma: "As correções do PCIS e dos intensivos dos quais participei foram FUNDAMENTAIS para que eu conseguisse ao menos finalizar a prova de sentença e estabelecer uma metodologia de resolução, que foi se aperfeiçoando com o tempo. Do mesmo jeito que aconteceu com as discursivas, meu método de resolução mudou e amadureceu com a experiência do GEMT e de seus instrutores. E para mim o estudo focado em sentença sempre agregava algo para as discursivas".

Washington ecsreveu:

Ainda me lembro como se fosse ontem... estava eu na segunda fase do TRT-9, no Au-Au (lanchonete) perto do hotel onde estava hospedado, quando convidei Bruno e Renata para tomarem um lanche comigo. Naquela época, já tinha feito a 2ª fase do TRT-4 e, apesar de ter citado ampla doutrina e precedentes naquela prova, cujas questões tinham inclusive a limitação de linhas para resposta, havia tirado um inexplicável – a meu ver – 3,66. Com aquela nota, não sabia qual caminho trilhar nessas provas de segunda fase, sem espelho de correção e aparentemente sem critérios, pois acreditava que já tinha feito o meu máximo em Porto Alegre/RS.

Em termos de dedicação e abdicação, não faltava esforço da minha parte. Só para o concurso do TRT-9, perdi na primeira fase um festão de casamento de uma prima da minha esposa, e na segunda fase a formatura em medicina da esposa de um dos meus melhores amigos. Abdicação era a palavra de ordem durante a preparação!

Em meio ao lanche, ansioso com relação à prova lá do Paraná, sentia que ainda faltava algo na minha preparação, Renata e Bruno mencionaram a respeito de um grupo de estudo que tinha um método interessante, inclusive com a correção individual de questões discursivas e de sentenças. Felizmente me cadastrei e logo fui integrado ao GEMT, e ainda não tinha noção de tamanha maravilha. Diante das opções oferecidas pelo GEMT, logo pensei na melhor estratégia, pois a fase das questões discursivas eu tinha fé de que ia superar com a repetição do exercício nas rodadas semanais, mas um dia ainda iria me deparar com a prova de sentença... Ressalto que até aquele momento a única sentença que tinha feito era a da própria prova do TRT-4, que sequer tinha sido corrigida, mas a experiência vale u para sentir a sua complexidade, especialmente se considerado o tempo mais do que exíguo. Matriculei-me logo no PCIS, com a correção individual de sentenças, pois a minha vez ia chegar!!!

No TRT-9 novamente não fui aprovado na discursiva, mas fiquei um pouco confortado porque já havia melhorado o desempenho, conseguindo a média 4,5. Assim, fui me dedicando intensamente às rodadas semanais, buscando sempre responder todas as questões, da maneira mais completa possível. Percebi pela leitura das rodadas do GEMT a importância de expor/marcar a minha opinião, pois na verdade eu estava postulando um cargo na magistratura (lembrando que na prova do TRT-4 eu citei “Deus e o mundo” da doutrina e mesmo assim tirei uma nota baixa, pois não marquei a minha posição).

Na mesma época, mais uma pedra no caminho... Reprovei também na 2ª fase do TRT-1, porém amadureci ainda um pouco mais, alcançando a média 5... Das 6 questões da prova, pelo menos uma eu tinha certeza de que tinha errado... Essa prova eu senti que foi por pouco, talvez se eu soubesse daquela “bendita” questão do art. 485 do CPC!! rsrsrs Em poucos dias de GEMT minha estratégia de prova havia mudado. Com muita fé, sabia que a minha persistência ajudaria na superação desse grande obstáculo da prova discursiva.

E como disse, nunca deixei de preocupar com a sentença... Desde a minha inscrição no GEMT já havia me filiado ao PCIS do GEMT, pois sabia que a sentença seria mais uma pedra no meu sapato. Enquanto reprovava nas discursivas, aumentava ainda mais a preocupação com a prova de sentença. As correções do PCIS e dos intensivos dos quais participei foram FUNDAMENTAIS para que eu conseguisse ao menos finalizar a prova de sentença e estabelecer uma metodologia de resolução, que foi se aperfeiçoando com o tempo. Do mesmo jeito que aconteceu com as discursivas, meu método de resolução mudou e amadureceu com a experiência do GEMT e de seus instrutores. E para mim o estudo focado em sentença sempre agregava algo para as discursivas.

Felizmente, minha jornada estava próxima do fim, na primeira discursiva em que alcancei a aprovação no TRT-18, fui para a prova de sentença confiante, pois já tinha alguns meses de PCIS e sabia que, naquele momento, faltavam detalhes para a aprovação. Para minha sorte, os estudos e treinamentos de véspera me ajudaram – e muito – na resolução daquela prova de sentença. De repente, para minha surpresa, estava na prova oral de Goiás!!! Antes, porém, como bom mineiro, sem saber se seria aprovado ou não em Goiás, fui para a 2ª fase do TRT-15, no qual felizmente fui aprovado com notas 7 tanto na discursiva quanto na sentença, para minha maior surpresa!!! O GEMT tinha me dado o embalo de que precisava.

Com a aprovação na prova oral de Goiás, e com a minha lotação como auxiliar fixo numa vara da capital (Goiânia), pelas condições de trabalho e tudo mais, deixei até mesmo de requerer a inscrição definitiva em Campinas, pois sabia o quanto é estressante a experiência do levantamento de toda documentação e, em especial, das 24h da véspera... Dois dias sem dormir, rsrs... Com o resultado favorável, valeu todo esforço, toda abdicação, enfim, valeu por tudo!!!

O fato é que o GEMT se mostrou uma maravilhosa e engenhosa máquina realizadora de sonhos!!! Davi e equipe estão de parabéns pela ferramenta, mas também pela competência, dedicação, perseverança transmitida, humanidade, urbanidade, disponibilidade, zelo, e não menos importante, pela inigualável dinâmica dos trabalhos! Na minha realidade, que trabalhava o dia inteiro num cargo de coordenação na AGU atuando junto ao STF, o pouco tempo livre de que dispunha tinha de ser dedicado a uma atividade concisa e que realmente me seria útil em termos práticos: afinal, precisava apenas de tirar um “mísero” 6, rsrsrs, nas provas discursiva e de sentença!!! Sempre foi esse meu objetivo: o que a prova quer de você? O que o examinador quer que você responda? (não em termos de conteúdo, e sim em termos de que forma nós devemos responder e abordar nossos conhecimentos, o que tem valor ou não para cada tipo de prova, etc...). Na “hora H”, estratégia é a palavra de ordem.

Reafirmo que sou eternamente grato ao GEMT por ter potencializado e direcionado meus estudos, fornecido atalhos para a aprovação, sempre com atualidades e profundidade relevantes, que de alguma maneira conseguimos encaixar uma ou outra ideia em qualquer prova discursiva ou de sentença.

Cada candidato funciona de um jeito, mas se quiserem refletir a respeito, cuidem muito bem da alimentação e da saúde... Os momentos de ansiedade são realmente difíceis de controlar (chocolates e mais doces pra dentro, rsrs), mas não se esqueçam de cuidar do corpo, o equilíbrio também é muito importante para melhora da concentração e da capacidade de apreensão de novos conhecimentos. Deixem esses momentos de “caos total” para a hora em que for realmente necessário um sprint nas vésperas de outras fases...

Já me alonguei demais, é isso pessoal! Força e fé a todos os gemtianos!!! Se acham que já se dedicam bastante, façam ainda um pouco mais!!! Não tenho a menor dúvida de que todo o esforço será recompensado!!! Boa sorte a todos e bons estudos!!!

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down