Oitenta educadores receberam formação para conscientizar estudantes sobre os prejuízos do trabalho precoce
Campos dos Goytacazes (RJ) – Técnicos e professores da Secretaria de Educação de dez municípios fluminenses foram capacitados para o projeto MPT na Escola. O Objetivo é combater o trabalho infantil e proteger o trabalhador juvenil por meio da conscientização de estudantes do ensino fundamental. Os temas são discutidos em sala de aula através de atividades pedagógicas sobre os direitos da criança e do adolescente.
A formação ocorreu no dia 20 de março e qualificou 80 educadores. O curso foi acompanhado pelas procuradoras do Trabalho Sueli Teixeira Bessa e Thais Borges da Silva, que destacaram a importância do projeto no banimento da exploração infantil no país.
Participaram da oficina os municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São João da Barra, Miracema, Cambuci, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, Santo Antonio de Pádua e São Fidélis.
Informação – Na capacitação, as procuradoras do Trabalho abordaram conceitos de trabalho infantil, dados estatísticos, legislações sobre o assunto e os mitos e verdades envolvendo a prática. Além disso, foi explicado aos educadores os objetivos e a justificativa do Projeto MPT na Escola, com análise da cartilha e boletim pedagógico. Na oportunidade, os professores e técnicos de educação puderam trocar experiências a respeito do tema e formular propostas de atividades a serem realizadas com os alunos.
Fonte: www.pgt.mpt.gov.br