Curso para Concurso de Juiz do Trabalho e de Procurador do Trabalho.
Logo GEMT

MPT cobra ações de proteção à criança durante a Copa

24 de maio de 2014

Instituições da Agenda de Convergência se reuniram em Cuiabá para apresentar planos de trabalho em cidades com potencial turístico

Cuiabá – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso sediou, no último dia 19, reunião da Agenda de Convergência com representantes de instituições de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Cáceres, Barão de Melgaço, Livramento e Poconé, cidades que, durante a Copa do Mundo 2014, receberão grande número de turistas. O objetivo é a troca de experiências sobre o planejamento nos municípios para proteger crianças e adolescentes da violência durante o mundial.

“O foco da nossa reunião é mostrar as ações que estão sendo desenvolvidas para combater, principalmente, o trabalho e a exploração sexual infantil durante a Copa. Situações assim, infelizmente, são corriqueiras, mas durante grandes eventos tendem a se agravar, por isso, precisamos estar mais atentos e preparados para atender às ocorrências. A vulnerabilidade é bem maior nesse período, então, precisamos de medidas diferenciadas”, explicou a procuradora do Trabalho Marcela Monteiro Dória.

Cuiabá e Várzea Grande foram os únicos municípios que apresentaram seus planos de trabalho na reunião. Aos demais, foi estendido o prazo para apresentação do seu planejamento até o início da Copa do Mundo.

Além do MPT, estão envolvidas na ação instituições como as secretarias estaduais de Assistência Social, Saúde e Educação; Conselhos Tutelares; Defensorias Públicas e Ministério Público Estadual.

Agenda – A Agenda de Convergência é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prevê, em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o funcionamento de um plantão integrado composto por representantes do governo e da sociedade civil, com compartilhamento de responsabilidades, para prevenir possíveis violações de direitos.

Fonte: www.pgt.mpt.gov.br

Logo GEMT
Assine Nossa Newslleters
Subscription Form
Certificados de Segurança
Copyright © 2006 – 2024 - GEMT - ATOMTI.COM.BR
chevron-down