Centro Comunitário São Paulo recebeu doação de R$ 90 mil para reformas em suas instalações, em Icoaraci (PA)
Belém – O Ministério Público do Trabalho (MPT) destinou aproximadamente R$ 90 mil ao Centro Comunitário São Paulo para reformas na creche, localizada no Distrito de Icoaraci, a 20km do centro de Belém (PA). O dinheiro foi pago ao MPT pela Transportes Marituba, como multa em uma ação trabalhista de execução. O centro comunitário atende a 250 alunos entre 3 e 6 anos de idade.
As melhorias foram apresentadas à comunidade e às crianças assistidas pelo centro na terça-feira (11), Dia do Estudante. Foram feitos reparos no banheiro, reestruturação dos móveis nas salas de aula e no refeitório, compra de bebedouro, de móveis para a secretaria e de instrumentos musicais.
O procurador-chefe substituto do MPT no Pará e Amapá, Hideraldo Machado, conheceu os espaços reformados na escola e garantiu que novos recursos estão sendo viabilizados para o conserto do telhado da instituição. Para ele, o MPT tem um papel importante na transformação da realidade da comunidade. “Sinto-me realizado por fazer parte do MPT e contribuir para mudar a situação das crianças que estão aqui. Não é o Hideraldo, mas o órgão que possibilita que essas mudanças ocorram”.
No evento, a coordenadora geral, Maria Doraci da Silva Souza, também conhecida como Dora, contou sobre como ocorreu o primeiro contato com o MPT. “Em abril tivemos a primeira visita e o Dr. Hideraldo (Machado) sempre dizia pra gente pedir. Confesso que vivia com um pé atrás, afinal, as doações que recebemos nem sempre são suficientes para manter a escola. Em maio fomos comunicados sobre a destinação dos recursos”.
Pais e alunos acompanharam a equipe do MPT durante a apresentação dos ambientes reformados e ficaram surpresos com as mudanças, principalmente com a instalação de ventiladores maiores e mais potentes. “É que os antigos eram bem menores”, afirma Dora. “Estava aguardando essas mudanças há 25 anos. Nós vivíamos do resto de outras escolas. Neste semestre vamos iniciar uma nova fase, mas ainda falta muita coisa a ser feita para garantir uma educação de qualidade”, concluiu a coordenadora.
Fonte: www.pgt.mpt.gov.br