Iniciativa destaca impacto do uso de agrotóxicos para a saúde humana e o meio ambiente
A Caravana do Trabalho Seguro volta a Tocantins no próximo dia 4 de setembro, desta vez na cidade de Dianópolis, para conscientizar trabalhadores rurais sobre o impacto do uso de agrotóxicos para a saúde humana e o meio ambiente. A iniciativa é do Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Getrin 10), formado pela parceria entre órgãos públicos, associações, instituições e sindicatos do Distrito Federal e do Tocantins empenhados no desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes no ambiente laboral.
Para o coordenador regional do Getrin10, desembargador Mário Caron, o evento tem o intuito de levar esclarecimentos, recomendações e cuidados sobre a manipulação de agroquímicos. A proposta da Caravana também é debater uso racional do agrotóxico na agricultura atual. “Somente com a informação ampla e acessível será possível reduzir as complicações do uso dos agrotóxicos”, ressaltou o magistrado.
Localização estratégica
O município de Dianópolis – localizado a 350 quilômetros da capital Palmas – foi estrategicamente escolhido para sediar esta edição da Caravana do Trabalho Seguro por pertencer à região chamada MATOPIBA - acrônimo formado pelas iniciais de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. As microrregiões desses quatro estados, juntas, despontam como a nova fronteira agrícola brasileira, especialmente devido ao cultivo de alta produção de grãos. Na safra 2013/2014, a MATOPIBA produziu 18,6 milhões de toneladas.
Programação
Nesta edição da Caravana do Trabalho Seguro, professores e profissionais da área jurídica se juntarão à comunidade de Dianópolis, no auditório do campus do Instituto Federal do Tocantins, para debater o uso de agrotóxicos, formas de agricultura, saúde dos trabalhadores rurais e proteção ao meio ambiente e consumidores. A iniciativa contará com palestras e mesas redondas, bem como com um concurso de redação para estudantes dos cursos de técnico agrícola e engenharia agrônoma.
Dentre os palestrantes convidados estão: Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva (procurador regional do Trabalho e coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos); José Jeremias Fernandes de Oliveira (professor do Instituto Federal do Tocantins); Conceição Aparecida Previero (professora e coordenadora de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Palmas); e Cleber Adriano Rodrigues Folgado (camponês integrante do Grupo Operativo da Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida).
(Bianca Nascimento)
Fonte: www.trt10.jus.br