Facilitar o trabalho dos usuários do Processo Judicial Eletrônico com linguagem acessível, didática e interativa. Esse foi o objetivo do Núcleo de Suporte ao Usuário do PJe do TRT18 ao realizar a atualização de cinco tutoriais que englobam todas as orientações a peritos, servidores, oficiais de justiça, advogados e procuradores da União.
Segundo a servidora Carolina Piva, que é também editora e designer e está propondo mudanças na subpágina do PJe no site do Tribunal, “é impossível não saber operar o sistema depois de o usuário acessar os tutoriais”, ressaltou. Ela explicou que os manuais foram atualizados com a nova versão do PJe-JT (1.12.1.5) e apresentam ilustrações e hiperlinks, em sintonia com as propostas de maior interatividade que o Núcleo já vem implementando em seus treinamentos.
A novidade é o 1º tutorial do AUD3 que foi criado pela unidade há duas semanas e já está disponível no site para os interessados, inclusive para os demais regionais trabalhistas.
Núcleo
O Núcleo de Suporte ao Usuário do PJe conta com uma equipe de 8 servidores, coordenada por Evando Soares. Eles fazem mensalmente cerca de mil atendimentos auxiliando advogados, servidores, oficiais de justiça, peritos e procuradores da União. Os atendimentos são feitos pessoalmente e, ainda, por e-mail, Spark, Sisdoc e telefone. A equipe também auxilia diretamente as unidades judiciárias e realiza treinamentos pontuais. Em setembro, nos dias 20 e 27, os servidores da unidade ministram curso para os oficiais de justiça na Escola Judicial.