Com o objetivo de orientar os trabalhadores demitidos após o fechamento do Frigorífico Minerva, em Mirassol D´Oeste, a Justiça do Trabalho participou de uma audiência pública nessa segunda-feira (10) com cerca de 1.000 trabalhadores do município. Segundo o juiz do trabalho da Vara de Mirassol, André Molina, durante o encontro os trabalhadores ouviram sobre seus direitos trabalhistas e foi marcada uma reunião com a empresa para discutir uma possível recontratação dos empregados.
Maior empregadora da região, a empresa fechou as portas no mês passado e gerou uma série de problemas na região. Segundo o magistrado, as principais consequências são a falta de emprego, aumento da violência, diminuição da arrecadação pelo município, impacto no comércio e o aumento do número de processos trabalhistas. “Durante a reunião foram ouvidos os vários atores envolvidos na questão para discutir um problema comum da região”, avaliou.
Esta é a segunda audiência pública realizada em Mirassol D´Oeste, que conta com a participação da Justiça do Trabalho. A primeira foi realizada para tratar da dispensa em massa de trabalhadores pela JBS em dois municípios do oeste de Mato Grosso. A Minerva é a empresa com maior número de processos tramitando na Vara do Trabalho de Mirassol D´Oeste. A quantidade, inclusive, é superior às ações da JBS, que conta com duas plantas na região. No comparativo de janeiro a agosto de 2015 com 2014, o número de processos contra o frigorífico dobrou.
Fonte: www.trt23.jus.br